Grupos de ativistas da internet defendem a divulgação de dados sigilosos e dizem que dirigentes públicos honestos não precisam temer.
Os ataques a sites do governo brasileiro estão ligados aos dois maiores grupos de hackers do mundo, o LulzSec e o Ano-nymous, que se uniram e têm como objetivo principal “expor a corrupção e segredos obscuros”. A mensagem está no site do grupo LulzSec, que convoca os hackers de todo o mundo para uma “declarada guerra aberta” contra todos os governos, bancos e grandes corporações mundiais. A guerra foi batizada por eles de “Operação Antissegurança”. “Toda e qualquer pessoa é fortemente incentivada a se juntar a nossa frota através da luta contra censura e governos corruptos. Nos aguardem” [sic], convidam os ativistas em um dos inúmeros textos com erro de ortografia.
Os ataques aos sites governamentais brasileiros começaram nesta semana e não devem parar. No início da noite de ontem, pelo Twitter, hackers do grupo LulzSec Brazil ameaçaram divulgar arquivos do governo do estado do Ceará e as supostas “máfias das licitações e de processos seletivos”.
Num pronunciamento ao povo brasileiro, postado no site do grupo LulzSec, os hackers afirmam que a intenção não é aterrorizar a população. “Anonymous vem observando a [sic] muito tempo a manipulação de informação largamente utilizada dentro do Brasil e chegou a hora de tomarmos uma atitude quanto a isso. Nossa mensagem é simples e deve ser ouvida por todos os governantes deste país: não mintam para o povo e vocês não terão que se preocupar sobre suas mentiras serem expostas. Não façam acordos corruptos que vocês não terão que se preocupar sobre sua corrupção sendo desnudada.” A mensagem termina com tom ameaçador: “Não cometam o erro de desafiar o Anonymous”.
Em um vídeo no qual a mensagem é narrada, aparecem hackers utilizando a máscara do personagem principal do filme V de Vingança, o qual conta a história de um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V, que convoca seus compatriotas a se rebelar, com armas, contra a tirania e a opressão do governo da Inglaterra. No filme, o personagem tem o mesmo ideal dos hackers: “trazer liberdade e justiça ao país”.
Fonte Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário