sexta-feira, 11 de março de 2011

Ex-vereadores do PR terão de devolver diárias de viagens



Em 2004, eles e receberam diárias para viagens que não realizaram. Em um caso, quando a viagem foi feita, serviu de passeio.

Do G1 PR


Sete ex-vereadores do município de Paiçandu, na região Norte do Paraná, foram condenados a devolver dinheiro público gasto irregularmente. Em 2004, eles solicitaram e receberam diárias para viagens de trabalho que não foram realizadas. O total do desvio é de R$ 4.180. A nota oficial informa que o promotor responsável pela Ação Civil Pública foi notificado nesta semana. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11).

A Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Maringá menciona o depoimento de um servidor municipal que acompanhou um dos vereadores, o presidente da câmara em 2004, em uma viagem a Curitiba. As atividades descritam foram passear em shoppings, restaurantes e bares – tudo com dinheiro do município.

Na sentença de primeiro grau, o juiz determinou a devolução dos valores, com correção, e a aplicação de multa civil em favor de Paiçandu (duas vezes o valor do dano). Além disso, os direitos políticos dos réus estão suspensos por cinco anos. Eles também tiveram a perda da função púbica decretada até o final do processo, entre outras penalidades previstas para o crime de improbidade administrativa.

Nenhum comentário: