domingo, 13 de março de 2011

Chuvas deixam 23.000 pessoas sem casa no Sul do país



As chuvas que atingem a região Sul do país desde o final da última semana provocaram estragos em 11 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná e cinco no Rio Grande do Sul. Ao todo, quase 23.000 pessoas tiveram que deixar suas casas, destruídas pelas enxurradas: 8.796 paranaenses, 10.671 catarinenses e 3.389 gaúchos. O balanço foi atualizado na manhã deste domingo pela Defesa Civil dos estados.

O número de mortos é relativamente pequeno, sendo dez confirmadas até o momento - no Rio Grande do Sul, oito pessoas morreram, todas no município de São Lourenço do Sul; no Paraná, foram duas e há mais um desaparecido; em Santa Catarina, ninguém morreu e há uma vítima sendo procurada. No entanto, é alta a quantidade de pessoas afetadas pela enchente de alguma forma. Mais de 527.000 moradores - 420.418 catarinenses, 21.268 paranaenses e 85.268 gaúchos - sofreram algum dano nos últimos dias.

Como algumas rodovias próximas aos estados ficaram interrompidas por causa de deslizamentos, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está monitorando os principais acessos aos locais atingidos e alertando os motoristas sobre os riscos de acidente.

A previsão do tempo para este domingo na região ainda é de chuva moderada a forte, com alerta para a possibilidade de temporais e trovoadas no litoral. No Paraná, integrantes do governo reúnem-se neste domingo para discutir ações de atendimento às vítimas e recuperação das áreas atingidas.

Nenhum comentário: