sexta-feira, 11 de março de 2011

Prefeito admite existência de 2 mil fantasmas e cortes começam por eles e comissionados


Prefeito em exercício de Várzea Grande, João Madureira (PSC) anunciou demissão em massa de servidores contratados e em cargos comissionados da administração municipal. Os cortes que visam alcançar a cifra de R$ 2 milhões mensais foram iniciados nesta semana. De posse de levantamento preliminar, ele foi enfático ontem ao afirmar que os primeiros demitidos são "cerca de 2 mil servidores fantasmas". "O critério para a demissão é o fato de ser fantasma. Estou abrindo a caixa preta e no desenrolar dos fatos vamos ver no que dá", disparou em tom efusivo.
Madureira e a maioria dos 13 vereadores da Câmara Municipal estiveram reunidos ontem, em várias rodadas de encontros, no Paço Couto Magalhães, para discutir as mudanças na estrutura após o afastamento do prefeito Murilo Domingos e do vice-prefeito, Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli - ambos do PR. No entanto, a pauta principal se ateve aos cortes que serão projetados no Executivo para tentar sanear um caixa público deficitário.
As pastas de Finanças e de Planejamento, além da Fazenda, estão sob o crivo da equipe. Parte das referidas secretarias a exposição de elementos que têm balizado as decisões de Madureira, em conjunto com os parlamentares. Diante de um estudo preliminar, Madureira recebeu informações sobre o cenário de composição de servidores.
De acordo com ele, a pesquisa recente aponta para a realização dos devidos cortes, com promoção de ajustamento orçamentário, "sem que os serviços públicos sejam prejudicados". No total, as 18 secretarias que chegam a 26 se somadas às autarquias, passam por um raio "X" do gestor e dos vereadores. Cada pasta está sendo avaliada em relação ao lotacionograma, avisou Madureira. Ele avisou ainda que outras mudanças podem ocorrer, como em relação ao comando dos setores. As primeiras alterações podem ser vistas por meio de publicações no Diário Oficial e ainda em jornal do município, onde estão expostas designações e exonerações de servidores. O quadro é de aproximadamente 7 mil funcionários. Segundo dados da secretaria de Planejamento, a maior parte se refere a contratados e cargos DAS, os comissionados.
A composição das pastas e autarquias, sob o comando de Madureira, apontava até o final da tarde de ontem para 12 confirmações de secretários interinos. Destes, sete conseguiram permanecer nos postos, como é o caso dos secretários de Educação e Cultura, Wilton Coelho e de Esporte se Lazer, Baiano Pereira - ambos são vereadores. O prefeito anunciou na tarde de ontem definição sobre a Previvag. O setor previdenciário do município passa a ser gerido interinamente pelo servidor de carreira, Valderez Antônio Ferreira.
Hoje o prefeito avalia novas nomeações para as 10 pastas e autarquias que estão em funcionamento - sem a figura de um gestor no comando. Entretanto, o número deverá ser reduzido, já que secretarias como a de Planejamento passam pelos novos moldes - e por meio de fusão será incorporada pela pasta de Finanças e Orçamento. Madureira disse que promoverá novas alterações no staff, caso seja necessário.

Fonte: Gazeta Digital

Nenhum comentário: