sexta-feira, 4 de março de 2011

Cade autoriza bancos a unificar caixas eletrônicos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça aprovou a unificação de caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco e do Santander. O aval dado pelo órgão antitruste dá a largada para a criação de uma rede de atendimento bancário conjunta.

Ao todo, o acordo feito pelas três instituições financeiras deve atingir 11 mil caixas eletrônicos de livre acesso aos clientes. "A rede será compartilhada entre as partes (os bancos)", resumiu o relator do processo, conselheiro Fernando Furlan. "Mas, elas ainda não alcançaram consenso em questões fundamentais", disse.

Teste de conceito - Segundo Furlan, o que os bancos notificaram até aqui para a aprovação do Cade foi apenas um "teste de conceito" –a ideia de compartilharem os caixas. Mas, essa operação ainda não foi detalhada. Por isso, Furlan determinou que os três bancos devem prestar novas informações assim que os caixas únicos saírem do papel e passarem a ser programados para o uso dos consumidores. Isso porque o órgão antitruste pretende analisar se a operação conjunta entre as instituições financeiras pode prejudicar concorrentes no futuro.

"Qualquer outro ato que seja efetivado, incluindo a rede de compartilhamentos de autoatendimento e a criação da empresa fruto das negociações, deve ser notificado ao Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrências (SBDC)", disse o conselheiro. O SBDC é formado pelo Cade e pelas secretarias de Direito e de Acompanhamento Econômico (SDE e Seae) dos ministérios da Justiça e da Fazenda. O Banco Central também deverá fazer a análise do processo dos caixas conjuntos e terá de aprovar a operação para que ela seja posta em prática.

Data: 03/03/2011
Fonte: com informações do Valor e e Elap CardNews (
http://www.elap.com.br/noticias.asp?varcodprod=4784&varcategoria=20)

Nenhum comentário: