sábado, 5 de março de 2011

E você? Fala tudo o que pensa no Twitter?

Fonte: (A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer) )

Você já pensou em soltar o verbo no Twitter, mas se arrependeu e voltou atrás? Após a divulgação de seis demissões por comentários no microblog, profissionais de várias áreas, principalmente jornalistas, que convivem com o dilema da imparcialidade, passaram a agir com mais cautela nas redes sociais.

Para evitar constrangimentos e demissões, alguns veículos já criaram regras para o uso do microblog, como Folha de S. Paulo, Rede Globo, Reuters, ESPN, Bloomberg, Associated Press, Wall Street Journal, The Washigton Post e The New York Times.

No ano passado, o diretor da Locaweb, Alex Glikas, foi demitido após ironizar o São Paulo Futebol Clube, time patrocinado pela empresa em que trabalhava. No mesmo ano, o Grupo Abril demitiu o editor da revista National Geographic, Felipe Milanez, depois que o jornalista criticou uma matéria da revista Veja, em seu perfil no Twitter. A editora de noticiário do Oriente Médio da CNN, Octavia Nasr, também foi dispensada por postar uma mensagem no Twitter na qual manifestava “respeito” por um ex-dirigente do Hezbollah. O ano encerrou com a demissão da estudante de Direito Mayara Petruso, que ofendeu nordestinos em seu perfil e foi dispensada de seu estágio no escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados. Além do recente caso de uma funcionária do STF, que questionou, pelo twitter oficial do órgão, quando José Sarney iria “pendurar as chuteiras”.

O que você tem, ou já teve, vontade de falar e se conteve por questões profissionais?

Nenhum comentário: