quarta-feira, 9 de março de 2011

Mensaleiro, João Paulo Cunha assume a CCJ


No discurso de posse, o deputado lembrou que é réu no STF e disse que não vai decepcionar quem o elegeu

Isabel Braga


BRASÍLIA. O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) foi eleito ontem, por 54 votos sim e dois em branco, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a mais importante comissão permanente da Casa. No discurso de posse, o próprio João Paulo fez questão de mencionar o fato de ser réu no processo do chamado mensalão do governo Lula que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), de dizer que é um processo que o atormenta, mas que os colegas que o elegeram podem ficar tranquilos porque não os decepcionará. João Paulo é réu no processo, sob acusação de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato.
- Quero deixar tranquilos os que votaram em mim e mesmo os que votaram em branco. Respondo um processo no Supremo. Minha vida e minhas relações são feitas de forma direta. Esse processo tem me atormentado muito, mudou minha vida, mas tenho fé e convicção no direito e na Justiça que em breve isso será resolvido por completo - afirmou João Paulo:

- Vocês podem ficar com a consciência tranquila de ter escolhido uma pessoa que não decepcionaria os companheiros do PT , meus eleitores e os senhores que me escolheram.

"Não escondo esse assunto", diz João Paulo

O PT foi obrigado a fazer um acordo interno na bancada, que estava rachada. João Paulo presidirá a CCJ este ano e, no próximo ano, será a fez do ex-presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP). Ontem, ao discursar pela primeira vez, João Paulo mostrou-se humilde e explicou porque ele próprio fez referência ao processo que responde no STF:

- Não achei justo não falar, não escondo esse assunto, enfrento, dialogo.

João Paulo comparou o que vem enfrentando desde que as denúncias do mensalão vieram à tona, em 2005, a uma espécie de guerra e afirmou que os problemas atingem a reputação, a vida e a alma dos que estão próximos a ele. Metalúrgico, João Paulo iniciou sua carreira política em Osasco (SP), ainda hoje seu principal reduto eleitoral. Está em seu quinto mandato e já presidiu a Câmara, entre 2003 e 2005.


Autor: O Globo

Nenhum comentário: