domingo, 6 de março de 2011

Após polêmica sobre Lobato, bloco desfila com críticas à censura

O bloco carnavalesco "Que merda é essa?" reuniu mais de 20 mil pessoas, na tarde deste domingo, em Ipanema, na zona sul do Rio.

O bloco causou polêmica antes do Carnaval com uma camisa em que Monteiro Lobato aparece abraçado a mulatas, numa referência ao caso em que o Conselho Nacional de Educaçãorecomendou que escolas públicas não adotassem a obra "Caçadas de Pedrinho"em sala de aula, porque ela conteria trechos racistas.

A camisa do "Que Merda é Essa?", por sua vez, foi criticada por entidades de combate à discriminação racial que concordam com a visão de que a obra de Labato teria traços de racismo.

Polêmica à parte, o samba-enredo do bloco carioca faz críticas a qualquer forma de censura, com citações a famosos bordões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fatos como a eleição do deputado federal Tiririca (PR-SP), a pacificação do Complexo do Alemão e os escândalos sexuais envolvendo o premiê italiano, Silvio Berlusconi, também foram lembrados em fantasias de alguns foliões.

Fundado há 11 anos, o "Que merda é essa?" desfila pelas ruas de Ipanema e é considerado um dos mais politizados dos blocos carnavalescos cariocas.







Fonte: http://migre.me/408cW

Nenhum comentário: